Voce está navegando em:
HOME / NOTICIAS / LER NOTICIA
A cada 2 minutos um veículo é financiado na Bahia
02/11/2013   

Se você for bem rápido para ler esta reportagem, assim que terminar, mais um veículo terá sido financiado na Bahia.

É que, segundo um levantamento da Cetip, central que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos no país, só no mês de setembro foram financiados 21.560 veículos novos e usados na Bahia.

Isso dá uma média de 718,6 unidades por dia, ou aproximadamente 30 por hora. Simplificando ainda mais a conta, a cada dois minutos um veículo é financiado no estado. Apesar de os automóveis serem responsáveis pela maior parcela dos financiamentos, os dados também incluem caminhões, motos e ônibus (tabela na página ao lado). Do total, 13.276 foram financiamentos de veículos novos e 8.284 usados.

Os números podem até surpreender você, mas não os gerentes de concessionárias. Josué Lacerda, gerente de vendas da Bremen (Volkswagen), conta que 68% dos veículos vendidos nas duas lojas são financiados. “A maioria dá o carro antigo como entrada e financia o resto. Dificilmente o cliente financia o valor inteiro”. Na concessionária, dos 180 veículos vendidos no mês de setembro, 90 foram Gols, considerando “toda a família do carro”. O Gol é o carro mais financiado do Brasil, também segundo dados da Cetip. Foram mais de 37 mil somente no mês passado.

Quem quiser fazer parte da estatística tem até amanhã para aproveitar a promoção taxa zero da Bremen. A também gerente Amanda D´Almeida conta que o Gol geração 6, completo, que custa R$ 31.490, pode ser financiado em até 24 vezes, com entrada de 50% e taxa zero. O banco utilizado para a transação é o Volkswagen, mas a concessionária também trabalha com o Santander, Itaú e Panamericano.

No caso do Itaú, o banco esclarece que o custo efetivo total do financiamento de veículos depende do relacionamento do cliente com o banco e das condições do crédito – tais como parcelas, entrada, etc. A taxa fixa é para financiamentos contratados nas agências, com entrada mínima de 50% e parcelamento em até 24 vezes, que têm taxa de 0,99% ao mês.

Já para financiar um carro pelo Santander é preciso ser correntista e ter aprovação do crédito. O prazo máximo é de 60 meses, com ou sem entrada e taxas a partir de 0,95% a.m. (válida para pessoa física, veículo leve zero-quilômetro, com financiamento de até 60% do valor em até 12 meses). Já a Caixa tem taxas a partir de 0,75% ao mês e prazo máximo para financiamento de 60 meses.

No caso da Cresauto (Fiat), também é utilizado o Banco do Brasil, além do próprio banco Fiat. O Banco do Brasil foi procurado, mas não respondeu à solicitação do CORREIO. A Fiat tem o segundo carro mais financiado do Brasil, segundo a Cetip: o Palio.

Foi essa a escolha da nutricionista Consuelo Alvarez Costa. Em março deste ano, ela decidiu trocar de carro. “Eu tinha um Celta que já estava velhinho, já tinha cinco anos. Minha mãe e minha irmã já tinham um Palio e me deram boas indicações”, conta ela, que chegou a ficar dividida entre esse modelo e o Ônix, da Chevrolet. “Vi que o Palio tinha os mesmos opcionais e era mais barato, então decidi”. Consuelo deu seu Celta de entrada e financiou o restante em 36 meses. “Não tinha outra opção, não tinha o dinheiro para pagar à vista”, explica.

Dar o carro antigo de entrada é o que faz a maioria dos compradores de automóveis, segundo o gerente da Cresauto, Jairo Martins Sodré. Ele conta que entre 60% e 70% de suas vendas são financiadas e os carros mais vendidos são o Palio e o Siena. Para quem se interessar por um desses, a concessionária oferece taxas de 0,99% a.m, com entrada de 40% do valor do veículo e o restante em até 48 meses.

Ranking 
No Nordeste, a Bahia é o estado campeão em financiamentos de veículos. Em segundo lugar vem Pernambuco e, em terceiro, o Ceará. Em toda a região, foram realizados 868 mil financiamentos nos primeiros nove meses de 2013. Na Bahia, foram 211.721 unidades. Apesar disso, está bem distante do campeão, São Paulo, que teve nada menos que 149,7 mil carros financiados em setembro. Numa conta semelhante à que fizemos com a Bahia, o estado financia, em média, 3,5 carros por minuto.

Os estados campeões ficam no Sul e no Sudeste do país, sendo esta última a região onde mais financiamentos foram feitos este ano. Em toda a região Sudeste foram realizados 2,147 milhões de financiamentos nos primeiros nove meses de 2013, segundo os números da Cetip. Já na região Sul do país foram realizados 940 mil financiamentos nos primeiros nove meses deste ano.

 

 

Correio

 
 
 
Untitled Document
Destaques
Link´s
Contato
Esportes
Brasil
Famosos
Politíca
Mural de Autógrafos
Estadual
Entretenimento
Portal Licinio
Urandi News
Facebook
História
Quem Somos
Cidades Atendidas
Anuncie aqui
Cadastre seu evento
Trabalhe conosco
Fale conosco