Voce está navegando em:
HOME / NOTICIAS / LER NOTICIA
Sorteio de grupos da Copa acontece nesta sexta-feira, na Arena Sauipe
02/12/2013   
 
É como Ronaldo Fenômeno disse lá no artigo da página 2 do jornal Correio: A Copa do Mundo começa na Bahia. O jogo de estreia acontece esta semana, na Costa do Sauipe, num dos momentos mais aguardados do Mundial 2014. Na sexta-feira, as 32 seleções classificadas conhecerão seus caminhos até a final do dia 13 de julho, no Maracanã.

Tudo pronto na arena montada no complexo do Litoral Norte. Sob os olhos do mundo, uma estrutura de mais de 5 mil metros quadrados (fora a área externa montada) e que custou R$ 14 milhões, abrigará o sorteio dos grupos - considerado o terceiro evento mais importante da Copa, atrás apenas da abertura e da final.

Antes, porém, a semana terá diversos eventos de preparação para o sorteio, envolvendo o pessoal da Fifa, imprensa, convidados e representantes das seleções. Tudo isso começa ainda hoje, logo às 9h, com a abertura do Centro de Mídia. À tarde, haverá uma apresentação do making of do sorteio, com os bastidores da organização da festa.

Por isso, as personalidades do mundo da bola começaram a desembarcar em Salvador. Ronaldo Fenômeno e Ricardo Trade, membro e CEO do Comitê Organizador Local (COL) já estão por aqui, assim como Joseph Blatter e Jérôme Valcke, presidente e secretário-geral da Fifa. Mais convidados são esperados durante a semana.

A começar pelo Rei do Futebol. Pelé não compareceu nem ao sorteio nem à abertura da Copa das Confederações. Ele até iria para a final, vencida pelo Brasil por 3x0 frente à Espanha, mas acabou cancelando a ida em cima da hora. Como foi designado Embaixador Honorário da Copa do Mundo pela presidente Dilma Rousseff, a ausência nas ocasiões causou certo desconforto.

Mas desta vez Pelé vem, ele e outros craques brasileiros, como o baiano Bebeto, do COL, e Cafu. Dois carrascos da Seleção em copas também estarão na Bahia: o francês Zinedine Zidane, algoz em 1998, e o uruguaio Ghiggia, responsável pelo Maracanazzo, como ficou conhecida a perda do título da Copa de 1950, realizada do Brasil.

Outro francês, Michel Platini, atual presidente da Uefa, também estará no sorteio, assim como os ex-jogadores Fabio Cannavaro (Itália), Mario Kempes (Argentina), Lothar Matthäus (Alemanha), Geoff Hurst (Inglaterra) e Fernando Hierro (Espanha).

Leia mais
TOP 10: torcidas que não estarão na Copa do Mundo do Brasil em 2014
Fifa nega ter plano B para a abertura da Copa do Mundo de 2014

Montagem - Para comportar tanta gente e ainda os shows que acontecerão antes do sorteio, o tamanho da Arena quase triplicou com a montagem de estruturas temporárias. Agora, o local possui mais três tendas, com total de mais de 8 mil metros quadrados e capacidade para 24 mil pessoas.

São 1.600 toneladas de equipamento que poderiam ocupar 170 caminhões. Para se ter uma ideia é o dobro do utilizado no Festival de Verão de Salvador. A tenda que vai abrigar o sorteio tem altura de um prédio de 10 andares, com 32 metros de altura. O vão do palco é parecido: 31 metros.

Sorteio - A escolha dos grupos acontece na sexta-feira, às 13h45. São quatro potes com oito bolinhas representando cada uma das 32 seleções. Além dos grupos, o evento já define os confrontos. Os baianos saberão quatro dos seis jogos que acontecerão na Fonte Nova. Os outros dois serão de quartas e oitavas de final.

Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert serão os mestres de cerimônia. Antes das bolinhas serem reveladas, haverá um show temático da cultura brasileira. Olodum e Margareth serão os representantes baianos. Emicida, Alcione, Alexandre Pires, Vanessa da Mata e Deborah Colker fecham o time de atrações culturais.

Jornal Correio
 
 
 
Untitled Document
Destaques
Link´s
Contato
Educação
Esportes
Mundo
Politíca
Regional
Entrevistas
Moda
Urandi News
Portal Licinio
Facebook
História
Quem Somos
Cidades Atendidas
Anuncie aqui
Cadastre seu evento
Trabalhe conosco
Fale conosco